Com a quantidade de hardware de computador no mercado, é difícil para um não entusiasta chegar a um acordo sobre o que é bom e o que não é. De uma geração para outra, as designações de produtos também não foram realmente simplificadas.
Se você está curioso sobre a própria linha de CPUs da Intel, provavelmente está considerando suas ofertas de médio porte. Ou seja, um dos processadores i5. Agora, a boa notícia é que os processadores i5 geralmente são bons o suficiente para jogadores de todos os níveis.
Na prática, no entanto, escolher o processador i5 certo para seu caso de uso específico exigirá alguma pesquisa. Com este artigo, explicaremos o que você precisa ter em mente se deseja obter um novo processador e qual i5 pode ser o melhor para o seu computador pessoal a longo prazo.
O Intel Core i5 é um bom processador para jogos?
A Intel possui uma excelente linha de processadores diferentes que cobrem praticamente todos os casos de uso. Seus processadores i5 de gama média, em particular, são ótimos para jogadores que não estão nem um pouco interessados em cargas de trabalho pesadas de produtividade, como renderização 3D e edição de vídeo.
A partir de 2023, a grande maioria dos videogames no mercado simplesmente não fará bom uso das contagens de núcleos extremamente altas que esperamos dos processadores i7 e i9 de ponta da Intel ou dos próprios componentes Ryzen e Threadripper da Intel. ‘AMD.

Em vez disso, os usuários que estão interessados apenas em jogos devem procurar processadores quad e hexa-core capazes, como os disponíveis como parte da linha i5 de longa duração da Intel.
Com quatro a seis núcleos físicos e até o dobro de threads virtuais, os processadores Intel i5 não terão problemas para executar os videogames mais recentes nos quais você pode estar interessado.
O que torna o Intel Core i5 uma escolha decente para os jogadores?
Obviamente, se os processadores i5 são uma escolha intermediária para a construção de PCs econômicos, nem é preciso dizer que também existem opções muito mais capazes no mercado.
Dito isso, você ficará mais limitado por sua placa de vídeo do que por sua CPU durante os jogos.
A maioria dos jogos para PC não faz bom uso de mais de 6 núcleos físicos de processamento ao mesmo tempo, o que significa que um processador superpotente Intel i9 ou um processador topo de linha AMD Ryzen 9 simplesmente não será um custo. solução eficaz para quem não faz outras coisas além do jogo.
Essas atividades incluem (mas não estão limitadas a):
- Transmissão de jogos ao vivo
- Montagem de vídeo
- renderização 3D
- Compressão de arqui
- Transcodificação
O jogo sozinho não é particularmente intensivo em CPU, considerando todas as coisas. Isso significa que, na prática, os processadores i5 de última geração não atrapalharão praticamente nenhum jogo que você queira jogar. Desde que a sua placa gráfica esteja à altura, claro.
Os processadores Intel i5 vêm com gráficos integrados?

Quando se trata de placas gráficas, você deve ter notado que obter uma GPU de jogos capaz em 2023 é particularmente difícil.
Seja devido ao escalpelamento excessivo, demanda ridiculamente alta por hardware de PC poderoso ou escassez global de silício, todos nós temos que lidar com o estado atual das coisas, e o uso de uma GPU integrada é uma maneira de conseguir isso.
Uma das principais razões pelas quais os processadores de última geração da Intel devem ser uma consideração séria para os jogadores hoje em dia é porque eles vêm com processadores gráficos integrados de baixo custo. Em comparação, os processadores Ryzen da AMD geralmente não têm essa opção, a menos que você encontre um com o sufixo “G”.
Além das variantes do sufixo “F”, praticamente todos os processadores Intel i5 possuem uma GPU integrada. Embora essas GPUs não sejam capazes de executar os melhores e mais recentes jogos com altas taxas de quadros, elas permitirão que você realmente use seu PC até que as GPUs dedicadas cheguem ao estoque.
Além disso, as GPUs integradas modernas são razoavelmente capazes quando se trata de jogos indie mais antigos, pelo menos permitindo que você jogue alguma coisa.
Isso é especialmente relevante para quem está montando seu PC pela primeira vez, pois pode não ter uma GPU mais antiga para substituir. Ao optar por um Intel i5, você está essencialmente garantindo que tenha uma solução paliativa até obter uma placa gráfica dedicada.
Qual processador Intel i5 devo escolher para jogos?
Tendo esclarecido o significado dos sufixos da CPU, agora deve estar claro que, idealmente, você deve obter as variantes “K” dos processadores Intel i5, se possível.
Eles não são apenas geralmente razoavelmente poderosos por padrão, mas também permitem que você os faça overclock em toda a linha, se desejar. Você também deve evitar variantes com baixo consumo de energia, se possível, já que a Intel as programou para serem mais lentas do que equivalentes que consomem mais energia.
Olhando para as duas últimas gerações de processadores Intel i5, suas melhores apostas serão 12600K se você conseguir o melhor e mais recente, ou 11600K se você encontrar o acordo de última geração.
Nada disso deve incomodá-lo se a coisa mais intensiva em hardware que você faz no PC é jogar videogames. Obviamente, toda a navegação na web, trabalhos escolares e outras atividades diversas também serão fáceis.
Um processador Intel i7 é uma escolha melhor do que um i5?
Vale ressaltar que, embora um processador Intel i5 sirva para a maioria dos jogadores, um processador i7 ou i9 também o superará em praticamente todas as formas possíveis.
Por exemplo, embora seja improvável que sua taxa de quadros média de jogos sofra se você estiver usando um processador i5, é mais provável que você experimente gaguejos aleatórios aqui e ali em videogames com uso intensivo de hardware.
Além disso, a multitarefa será muito mais fácil em qualquer um dos processadores de última geração da Intel. Se você espera ter vários monitores com vários aplicativos diferentes abertos simultaneamente e um jogo AAA rodando ao mesmo tempo, precisará optar por uma opção mais premium do que um i5.
Isso ocorre porque, no entanto, os jogos geralmente não podem fazer bom uso de mais de 4 ou 6 núcleos de CPU, outros aplicativos podem. Na maioria dos intermediários i5, seus aplicativos e jogos podem começar a lutar por núcleos sob carga pesada, enquanto isso pode não ser um problema em, digamos, uma CPU i9.
Naturalmente, o preço será a principal consideração aqui. Um processador Intel i5 é muito mais acessível e, em muitos casos, muito mais econômico para o usuário casual do que qualquer uma das opções de ponta da Intel.
Conclusão: Intel Core i5 é ideal para gamers

Embora os usuários avançados devam obviamente optar pelos processadores Intel mais poderosos ou optar pelas opções Ryzen mais versáteis da AMD, é seguro dizer que a grande maioria dos jogadores ficará feliz com um processador i5 sólido.
Algo como o último 12ª geração i5-12600K não apenas jogará praticamente todos os jogos que você jogar nos próximos anos, mas também lidará com todas as tarefas ocasionais de produtividade de que você precisa. pode precisar.
Da navegação na web aos trabalhos escolares, um sólido processador Intel i5 terá um desempenho admirável, e a maioria desses processadores também vem com GPUs integradas decentes que serão úteis durante a atual seca de placas gráficas.
Obviamente, o preço será uma consideração importante para alguns, como você pode esperar. A boa notícia é que os processadores Intel i5 geralmente são extremamente econômicos e dificilmente vão quebrar o banco.
Usuários casuais e jogadores simplesmente não poderão utilizar todo o potencial dos processadores i7 e i9 mais poderosos, tornando o bom e velho Core i5 uma escolha estelar em todos os aspectos, e duplamente para jogos.
Frequently Asked Questions
Ryzen ou Intel são melhores para jogos?
O Ryzen produz melhores resultados de benchmarking em comparação com os processadores Intel, que ainda estão muito atrás e precisam de melhorias para competir com os rivais da AMD.
O i5 é bom para jogos em 2023?
O 12º Intel Core i5 mais recente é ideal para jogos em 2023, no entanto, certifique-se de obter uma placa gráfica decente, pois as placas gráficas integradas não são adequadas para jogos.
O Ryzen 5 é melhor que o i5?
A série Ryzen 5 tem mais núcleos que o Intel i5, especialmente se você comparar processadores de geração mais antiga, que normalmente têm um tamanho de cache consideravelmente menor do que seus equivalentes Ryzen.