No geral, os consoles são uma escolha melhor se você priorizar a economia e a acessibilidade, enquanto um PC é uma escolha melhor se você se preocupa com melhor desempenho e recursos visuais, além de mais flexibilidade e personalização.

No momento, no entanto, as probabilidades são distorcidas a favor dos consoles, já que a escassez contínua de GPUs fez com que os PCs para jogos estivessem nas alturas no momento.

Pode parecer que foi ontem que o PlayStation 4 e o Xbox One foram os melhores e mais recentes consoles de jogos que você poderia obter, embora as versões atualizadas de meia geração do PlayStation 4 Pro e as variantes do Xbox One X provavelmente tenham contribuído para isso.

Porém, antes que percebêssemos, já estávamos em 2022, e com ele veio a próxima geração de consoles. O PlayStation 5 e o Xbox Series X foram lançados em novembro de 2020, apresentando novas tecnologias e reabrindo duas discussões recorrentes entre os jogadores…

Qual dos dois é melhor e os jogos de console são melhores que os jogos de PC?

Como você pode ver no título, o último é o que vamos focar aqui hoje, então se você está se perguntando se um dos novos consoles brilhantes ou um novo PC para jogos seria um investimento melhor agora, ou se você está apenas por curiosidade, continue a ler!

O custo

Para muitas pessoas, a escolha entre um console e um PC para jogos pode se resumir a um fator simples: custo. No entanto, o preço do hardware em si é apenas um fator, e algumas despesas não tão óbvias também devem ser consideradas.

Então, quanto custam os consoles mais recentes em comparação com os PCs em 2023?

Custo inicial

PC Gamer ou Console: O que devo escolher em 2023?

Nem é preciso dizer que o preço é um grande fator para os consumidores, e parece que a Sony e a Microsoft aprenderam com seus erros do passado com o PlayStation 3 e o Xbox One. Ou seja, ambas as empresas reduziram seus preços e agora também estão oferecendo alternativas mais econômicas para seus consoles principais, o que pode atrair alguns compradores.

Para ser mais específico, o PlayStation 5 foi lançado por US$ 499, enquanto o PlayStation 5 Digital Edition custa mais modestos US$ 399. A diferença? Este modelo mais recente não possui um reprodutor de Blu-ray 4K, tornando-o uma ótima opção para quem não planeja usar seu console como reprodutor de mídia e não planeja colecionar. jogos físicos.

Enquanto isso, a situação é um pouco diferente do lado da Microsoft. O Xbox Series X principal também custa US $ 499, mas sua solução de orçamento faz mais alguns compromissos. Ou seja, o Xbox Series S custa apenas US $ 299 e não apenas não possui uma unidade Blu-ray 4K, mas também possui um hardware mais fraco.

Isso significa que a variante S oferece um desempenho menos impressionante, refletido em taxas de quadros mais baixas ou em resolução mais baixa, mas ainda pode ser uma compensação que vale a pena para aqueles que economizam centavos e / ou não têm interesse em investir em 4K. exibir em breve.

Para uma comparação mais aprofundada desses consoles, sugerimos que você confira este artigo, pois nos aprofundamos em seus respectivos pontos fortes e fracos.

Agora avançando, quanto custa um PC para jogos em 2023?

Bem, ao contrário dos consoles, não há uma resposta clara para essa pergunta. Por quê? Simplesmente por causa da grande variedade de hardware de computador disponível hoje em dia. Dado o seu grau de personalização, os PCs cobrem uma gama muito ampla em termos de preço e desempenho.

Geralmente, os PCs para jogos podem ser divididos em cinco categorias comuns que indicam suas faixas de preço e desempenho: básico, econômico, intermediário, sofisticado e entusiasta.

Dependendo de como você faz isso, o PC básico mais barato pode custar apenas US $ 300, enquanto os preços de algumas versões de ponta podem facilmente atingir preços de quatro dígitos e literalmente custar milhares. de dólares. No entanto, um PC para jogos sólido tende a ser mais caro no início, especialmente agora.

Outra coisa a observar é que comprar um PC para jogos não significa necessariamente comprar todos os componentes prontos para uso e montar tudo sozinho, e há várias maneiras de cortar custos.

Obter um PC pré-fabricado pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro, desde que você saiba o que está fazendo e não esteja pagando muito por uma versão com pouca potência. Além disso, alguns serviços criarão PCs personalizados sob encomenda, o que também pode economizar dinheiro, esforço e obter benefícios adicionais.

Finalmente, há também a possibilidade de economizar uma quantia considerável de dinheiro construindo um PC com hardware usado e mais antigo. CPUs e placas gráficas não se tornam obsoletas depois de um ou dois anos apenas porque seus fabricantes têm algo mais brilhante para mostrar a você no último evento.

Naturalmente, no entanto, nem é preciso dizer que construir um PC a partir de peças usadas ou obsoletas também exigiria alguma pesquisa para garantir que você realmente obtenha o que pagou.

Custos de longo prazo

PC Gamer ou Console: O que devo escolher em 2023?

Agora, é importante ter em mente que não se trata apenas do custo inicial, também há o longo prazo a considerar, e é aí que os consoles têm uma vantagem significativa.

Ou seja, enquanto um console pode durar toda a geração (cerca de sete anos) se você o mantiver, um PC inevitavelmente precisará ser atualizado durante esse tempo, não importa o quão poderoso seja.

Por outro lado, se você gosta de jogos multiplayer, deve-se notar que jogar no PC significa multiplayer grátis, enquanto a Sony e a Microsoft exigem que o usuário pague uma assinatura para jogar online.

Especificamente, o multiplayer em um PlayStation significaria que você teria que obter uma assinatura do PlayStation Plus, que custaria US $ 60 por ano (5 por mês), o que também lhe daria descontos exclusivos e vários jogos gratuitos todos os meses que você pode jogar pelo tempo de sua assinatura. está ativo.

Conclusão

PC Gamer ou Console: O que devo escolher em 2023?

Portanto, embora isso não responda necessariamente à questão de saber se jogos de console ou PC são melhores, dá uma ideia de qual dos dois é melhor para sua carteira.

Os consoles são simplesmente mais acessíveis em todas as frentes: a compra inicial, os custos de longo prazo e os periféricos associados. No geral, eles certamente oferecem uma melhor relação custo-benefício, especialmente com o aumento dos preços das GPUs. Concedido, os preços do console também estão inflados agora, mas não exatamente no mesmo grau que os preços da GPU.

Mas é claro que os PCs também têm seus benefícios, e são esses benefícios que podem muito bem valer o custo extra - mais sobre os abaixo!

Gráficos e materiais

Agora, para o próximo ponto principal que muitos jogadores irão considerar antes mesmo de olhar para os preços: que tipo de gráficos e hardware você obtém com os consoles mais recentes e os PCs podem igualar?

Historicamente, os consoles sempre ficaram atrás dos PCs em potência de hardware e desempenho gráfico, mesmo no lançamento, e é apenas por meio de truques inteligentes e otimização que eles conseguiram se manter relevantes no momento. ao longo dos anos.

No entanto, o PlayStation 5 e o Xbox Series X quebram esse padrão, pelo menos até certo ponto. Ambos os consoles são capazes de executar muitos títulos AAA impressionantes em 4K a 60 FPS constantes, o que tem sido o sonho de muitos jogadores na segunda metade da década anterior.

Nem é preciso dizer que há hardware de PC por aí que pode facilmente superar esse tipo de desempenho, mas aqui voltamos à questão do preço e quanto mais caro esse PC seria, especialmente agora.

E a compatibilidade com versões anteriores no PC?

Bem, a compatibilidade com versões anteriores não é realmente uma coisa quando se trata de PC, porque não é uma plataforma unificada. Em vez disso, os jogos são executados em um sistema operacional que pode usar uma variedade de hardware diferente. Simplificando, se um jogo for lançado para qualquer versão do Windows, ele também funcionará na versão mais recente, porque o Windows permite que você execute jogos em diferentes modos de compatibilidade para versões mais antigas do sistema operacional.

A única vez que a “compatibilidade com versões anteriores” pode ficar irregular no PC é quando chegamos